Além de ser uma delícia, o Pão Integral é muito mais saudável pois oferece fibras essenciais para nutrir o organismo. As fibras contidas aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento intestinal.
Além disso, diferente dos refinados, os grãos inteiros possuem várias vitaminas importantes. Sua ingestão diária pode prevenir doenças como: câncer de mama, próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares.
E você sabe a diferença entre estes dois tipos de pão?
O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. O pão integral atualmente comercializado contém farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca. Normalmente, utiliza-se as duas farinhas juntamente, as quantidades podem variar de 50 a 85% de farinha integral, podendo-se adicionar farinha de centeio também, de acordo com o tipo de produto que se pretende obter.
Será que um engorda mais que o outro??
Apresentam uma diferença no valor energético, uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco). Caso você esteja de olho na balança, alguns fatores podem fazer você decidir comer pão integral: normalmente é mais consistente, implicando em maior esforço de mastigação, durante mais tempo o que, o torna mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. Sua riqueza em fibras e amido também o torna mais nutritivo e nos permite passar mais tempo sem a sensação de fome, além de contribuir para uma menor biodisponibilidade dos açúcares e gorduras consumidos simultaneamente, promovendo um menor ganho energético.
(Informações da nutricionista Patrícia Rabaiolli Pilatti)
Nenhum comentário:
Postar um comentário